Um pouco da história do Panforte
    Volta para galeria Biscoitos
   

 

 
 

O Panforte tem sua origem em Siena, região italiana da Toscana. É um bolo de frutas e alguns tipos de nozes, típico do Natal, frequentemente servido com café ou vinho após o jantar.

Tradicionalmente sua receita é composta de dezessete ingredientes nobres como as amêndoas e outros tipos de nozes, os cristalizados de frutas e as especiarias resultando numa harmonia de sabores inigualável e inconfundível.

Sua origem data do século XIII, feito por especialistas e destinado somente aos nobres, ao clero e aos ricos por conta de seus ingredientes e especiarias caríssimas e raras de se encontrar naquela época, daí essa conotação tão importante que fez do Panforte uma iguaria muito apreciada.

Segundo antigos registros, conta-se que foi inventado casualmente por uma noviça do mosteiro de Montecellesi. Que para aproveitar sobras de frutas secas e amêndoas, ela as cozinhou com mel e especiarias e em seguida assou o primeiro Panforte, forrando a base do doce com uma folha de hóstia.

Ao longo dos séculos houve inúmeras variações do Panforte que o tornaram mais doce e menos picante. Novos ingredientes foram descobertos surgindo novas versões, como por exemplo, o chocolate que passou a integrar a receita. Atualmente é apreciado e comercializado durante todo o ano.

 



 

© DaFafá  biscoitos - brownies        contato@dafafa.com.br        11  99845.5939